quarta-feira, 30 de março de 2011

ENERGIA - CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DA ENERGIA


RECURSOS NATURAIS .
Conservação de nossos recursos naturais – água, madeira, carvão, eletricidade Recursos naturais são materiais providos pela natureza, como florestas, minerais, solo, água e vida selvagem. Eles não podem ser criados ou manufaturados por nós como outros produtos feitos pelo homem, como o plástico. A principal causa de preocupação é que nossas reservas naturais estão sendo depletadas rapidamente (em demasia) por causa de nosso crescimento populacional e de nosso sobre-uso de recursos. A maneira como estamos desperdiçando água, um dia logo virá em que não teremos uma gota de água para beber. Imagine o que acontecerá então! Nós não poderemos sobreviver. Da mesma forma estamos derrubando árvores e usando muita madeira para fazer nossa mobília para nossos lares. O que acontecerá se perdermos todas as nossas florestas desta maneira, limpando-as para construir nossas casas ou para usar a madeira? Sem florestas nós não teremos o que comer, ar fresco para respirar. Sufocaremos até a morte, já que todos sabemos que as plantas verdes nos fornecem mais oxigênio. O carvão é usado como combustível para várias de nossas atividades. O que acontecerá se usarmos carvão demais. Ficaremos sem ele. Deveríamos então substituir seu uso por recursos renováveis de energia como a energia solar para executar nossas atividades. A energia do sol não é gasta em demasia. Nos dias de hoje, instrumentos que usam energia solar como aquecedores e fogões estão disponíveis. Até mesmo sinais de tráfego nas rodovias são providos por energia solar. Apenas olhe para a forma como desperdiçamos eletricidade. O que está acontecendo? A energia custa, é claro! Devemos, portanto, encontrar maneiras de conservar nossos recursos naturais. Dessa forma: Nunca desperdice água. Use-a apenas quando houver necessidade. Jamais deixe água vazando em tanques. Não desperdice água lavando janelas. As janelas podem ser limpas com panos molhados. Sempre substitua torneiras quebradas. Use menos água para lavar, no banho etc. Instale unidades de coleta de água da chuva. Esta água pode ser usada em jardins, ao longo do ano. Economize energia. Mantenha os interruptores desligados quando não estiverem em uso. Use lâmpadas econômicas no lugar das lâmpadas comuns. Utilize a escada em caso de não estar indo além do segundo andar. Subir escadas é um ótimo exercício. A conservação dos recursos naturais é uma necessidade atual, se você desperdiça seus recursos, então sofrerá mais tarde. Lembre-se do ditado – Desperdiçar não quero (Você não enfrentará dificuldades se não desperdiçar seus recursos).




Conservação de Energia .


Na acepção científica, o termo conservação de energia refere-se ao Princípio da Física que estabelece que a energia total do universo é constante, para qualquer sistema fechado. Dessa forma, a energia pode somente mudar de forma: energia cinética transforma-se em energia potencial, energia potencial transforma-se em energia cinética, energia interna transforma-se em calor ou trabalho. Assim, a energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada.



Na terminologia técnica da área de Engenharia, o termo conservação de energia refere-se a técnicas e procedimentos que visam reduzir o desperdício e o uso ineficiente da energia, principalmente elétrica, sem comprometer o conforto e/ou a produção. Em geral, o termo conservação está ligado ao uso racional da energia. Essa área tecnológica tornou-se emergente, principalmente, depois da crise do petróleo na década de 1970, quando a elevação dos preços desse insumo alterou substancialmente a estabilidade das estratégias de obtenção dos recursos necessários para garantir a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.



De maneira genérica, a conservação de energia pode ser aplicada em diversos níveis:



Eliminação dos desperdícios;

Aumento da eficiência das unidades consumidoras de energia;

Aumento da eficiência das unidades geradoras de energia;

Reaproveitamento dos recursos naturais pela reciclagem e redução do conteúdo energético dos produtos e serviços;

Rediscussão das relações centro-periferia em setores como transporte e indústria;

Mudança dos padrões de consumo em favor de produtos e serviços que requerem menor uso de energia.

No Brasil, as primeiras iniciativas para desenvolver tecnologias de conservação começaram em 1975, com a organização de um seminário sobre o assunto pelo Grupo de Estudos sobre Fontes Alternativas de Energia (GEFAE) que resultou na implantação de um programa de financiamento, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), de pesquisas sobre eficiência na cadeia de captação, transformação e consumo de energia.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir