quarta-feira, 30 de março de 2011

O HOMEM NA LUA




Decorreram já quarenta anos sobre a data em que um ser humano deixou o planeta Terra e, pela primeira vez, pousou o pé no solo lunar. Quem não era nascido ainda poderá agora espantar-se com as maravilhas da tecnologia de há quatro décadas; porém, quem acompanhou ao vivo este acontecimento, decerto recordará com emoção as imagens que documentaram a maior odisseia da espécie humana.


 O primeiro homem na lua

Grande plano do pé do astronauta Edwin Aldrin no solo lunar em 20 de Julho de 1969.


Foi sem dúvida a maior aventura da espécie humana, a mais ousada, a mais perigosa e a mais difícil de concretizar. Faz hoje precisamente quarenta anos que seres humanos se atreveram a caminhar noutro solo que não o do seu planeta-mãe, a mais de 300 000 Km de distância. Transportada pelo fantástico Saturno V, a nave espacial Apollo 11 levou a bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, que foram a face visível de uma equipa de milhares de pessoas que permitiu a concretização desta grandiosa epopeia. Recordar a viagem da Apollo 11 é recordar um dos pontos mais altos da história da Humanidade; é recordar um pouco de nós próprios. Felizmente há imagens.

 O primeiro homem na lua
Vista aérea da Apollo 11 a sair do Centro Espacial de Cape Canaveral em direcção ao seu local de lançamento em 20 de Maio de 1969

Apesar da viagem ter demorado oito dias e a permanência na lua apenas 21 horas, toda a preparação da missão demorou uma década. Não esquecemos as imagens dos foguetões a erguerem-se no ar, das tentativas tragicamente fracassadas, dos astronautas a flutuar no espaço, da árida paisagem lunar, do nosso pequeno planeta visto do espaço, do centro de controle de Houston, do resgate da cápsula espacial no meio do oceano ou do desfile triunfal dos conquistadores da lua pelas ruas de Nova Iorque. Para nosso contentamento, o jornal The Boston Globe reuniu um grupo significativo destas imagens, dispersas por vários arquivos, no seu site. Fiquemos com algumas delas e comemoremos esta data recordando a extraordinária odisseia da Apollo 11.



 O primeiro homem na lua


O módulo lunar Eagle na sua viagem entre a nave espacial Apollo e a lua, transportando os astronautas Armstrong e Aldrin. Na nave permaneceu Collins, o comandante da missão, que realizou esta foto em que se vê ao fundo a Terra.



Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/07/primeiro_homem_lua.html#ixzz1I5iEbbLI

 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário