sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PINTANDO O SETE - 4ºT 1

Círculo CromáticoOs alunos do 4ºT1adoraram as atividades com tinta desenvolvida pela professora Gláucia. Difícil foi faze-los parar de pintar.


Só para lembrar: Cor-Luz




No século XVII, estudando as propriedades refratoras dos corpos transparentes, Isaac Newton decompôs a luz branca utilizando um prisma triangular de cristal. Depois, a recompôs, utilizando um segundo prisma invertido. Desta forma, ele constatou que as cores do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), antes tidas como uma qualidade do material refrator que alterava a cor da luz, eram as componentes da luz que as gerara. A luz branca, composta pelas sete cores do arco-íris, conforme demonstrado por Isaac Newton, pode ser sintetizada em suas três componentes básicas ou cores primárias: verde, vermelho e azul (anil). Combinadas duas a duas, formam as secundárias: amarelo, magenta e ciano.



amarelo=verde + vermelho

magenta=azul + vermelho

ciano=verde + azul

DEZENAS E UNIDADES

Este jogo proporciona e facilita o aprendizado na formação das ordens de unidades e dezenas.



Material e modo de jogar:Palitos simbolizando as unidades e três dados.



Inicialmente, os alunos jogam um dado por vez e compram a quantidade de palitos equivalente ao número voltado para cima do dado. Repetem o procedimento algumas vezes.

Logo após, são utilizados dois dados. Jogam e realizam a soma a fim de comprar novos palitos.
Em seguida, colocam três dados. Lançam, calculam mentalmente o resultado e adquirem outros palitos.

O jogo termina quando os palitos se esgotam e o vencedor será quem somar mais palitos.
Na sequência, atilhos são colocados sobre a mesa. Com a ajuda deles os alunos amarram os palitos, agrupados dezena por dezena. No final obtêm o resultado separado em dezenas e unidades.Este jogo proporciona e facilita o aprendizado na formação das ordens de unidades e dezenas.




Material e modo de jogar:



Palitos simbolizando as unidades e três dados.



Inicialmente, os alunos jogam um dado por vez e compram a quantidade de palitos equivalente ao número voltado para cima do dado. Repetem o procedimento algumas vezes.



Logo após, são utilizados dois dados. Jogam e realizam a soma a fim de comprar novos palitos.



Em seguida, colocam três dados. Lançam, calculam mentalmente o resultado e adquirem outros palitos.



O jogo termina quando os palitos se esgotam e o vencedor será quem somar mais palitos.



Na sequência, atilhos são colocados sobre a mesa. Com a ajuda deles os alunos amarram os palitos, agrupados dezena por dezena. No final obtêm o resultado separado em dezenas e unidades.Este jogo proporciona e facilita o aprendizado na formação das ordens de unidades e dezenas.




Material e modo de jogar:



Palitos simbolizando as unidades e três dados.



Inicialmente, os alunos jogam um dado por vez e compram a quantidade de palitos equivalente ao número voltado para cima do dado. Repetem o procedimento algumas vezes.



Logo após, são utilizados dois dados. Jogam e realizam a soma a fim de comprar novos palitos.



Em seguida, colocam três dados. Lançam, calculam mentalmente o resultado e adquirem outros palitos.



O jogo termina quando os palitos se esgotam e o vencedor será quem somar mais palitos.



Na sequência, atilhos são colocados sobre a mesa. Com a ajuda deles os alunos amarram os palitos, agrupados dezena por dezena. No final obtêm o resultado separado em dezenas e unidades.
Autoria: Blog Além do Caderno.


SEMANA VERDE.

DIA DA ÁRVORE

Alunos do 4ºM 3 e 5ºM 4 visitam o Córrego Maria Mendes para reverem as árvores plantadas no começo do ano e plantarem novas mudas, orientados por Luis Eduardo do do departamento de meio ambiente.

DIA DA ÁRVORE

Os primeiros anos realizam trabalhos de arte na escola.

TRIBUNA IMPRESA


Aluna Lorrane do 4ºM1 tem sua redação premiada pela tribuninha nesta semana.

EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA - 4ºM2

Professora Conceição e seus alunos realizam experiência no pátio da escola.


MATERIAL:


1. Uma garrafa de plástico de dois litros

2. Algodão

3. Areia

4. Pedras pequenas

5. Tesoura sem ponta

6. Um copo com água suja







COMO FAZER:

1. Corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio.

2. Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras.

3. Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil.

4. Jogue a água suja.





O QUE ACONTECE:

A água fica menos suja.





POR QUE ACONTECE?

Quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e, por último, pelo algodão, ela é filtrada, fica menos suja.

MINHA VIDA DE AIMIRIM - TEATRO NA ESCOLA



A Cia Tárcio Costa apresenta o show musical Meu Trabalho de Aimirim. Um espetáculo feito de belas canções, histórias, brincadeiras e muita alegria, em que as crianças passam a conhecer mais sobre seus direitos e deveres além da importância de se cultivar a boa e velha amizade. Entre palmas, pulos, abraços e embaraços, vai se construindo nesse universo lúdico, poético e Musical, uma ponte imaginária que liga a platéia aos artistas. Letras e poesias recheadas de lindas mensagens caminham juntas ao mais divertidos ritmos brasileiros, criando assim uma identificação de norte a sul do Brasil. Um show sensível e indispensável indicado para toda a família! ( TEXTO RETIRADO DO SITE ABAIXO)http://tarciocosta.com.br/content/view/753/30/

DIA DA ÁRVORE


DIA DA ÁRVORE

CAMPANHA CONTRA O CEROL





Toda escola embarca no projeto do professor de educação física Marcelo.  Os alunos vão  ao Recinto soltar pipas. Foi a  maior festa!!!!!
Posted by Picasa