terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUATRO PILARES

Os Quatro Pilares da Educação, Relatório Jacques Delors, UNESCO
Os Quatro Pilares da Educação para este novo século, pesquisados pela UNESCO, nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de trabalharmos valores e competências no aluno, para que ele aprenda durante toda a vida e não somente na escola. Veja o resumo de cada um:
Aprender a ser
É a busca do desenvolvimento integral da pessoa (auto-estima, autodeterminação, auto-realização e sensibilidade pessoal), da espiritualidade, do pensamento crítico e da imaginação criadora.

Aprender a conviver
Envolve a descoberta e o encontro do outro, com a devida compreensão e respeito a seus valores, à sua cultura, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não-violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.

Aprender a aprender
É o despertar do prazer de conhecer, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, de ter curiosidade. É condição para ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a vida, a fim de compreender o mundo, a sociedade e o movimento das idéias.

Aprender a fazer
É o desenvol-vimento de competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, sem esquecer de atentar para as relações interpessoais, para o trabalho em equipe, levando ao desenvolvimento das novas lógicas e da criatividade.