quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LINKS EDUCATIVOS

LINKS EDUCATIVOS


DIRETÓRIOS EDUCATIVOS



Estúdio @ Web

Este é um site de busca feito especialmente para quem está fazendo pesquisa escolar. Uma equipe de educadores seleciona sites que interessam para alunos de primeiro grau. Há mais de 4 mil páginas cadastradas.



DICIONÁRIOS



Dicionários ZAZ

O ZAZ tem um site de dicionários que traduz palavras para seis línguas diferentes, além do português: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.



Online Dictionaries

Este site contém links para mais de 800 dicionários na Internet, capazes de traduzir palavras em 160 línguas diferentes. Confesse que você nem sabia que existiam 160 línguas... (em inglês)

VÁRIAS MATÉRIAS



Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

Feito pelo pessoal da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, este site reúne uma boa quantidade de textos sobre assuntos que costumam ser pedidos pelos professores.



Estadão na Escola

Site do jornal O Estado de São Paulo voltado para os estudantes. Ajuda a usar o arquivo do jornal na pesquisa escolar.



Alô Escola - TV Cultura

Guia da TV Cultura com recursos para várias matérias, baseado nos programas educativos da emissora.

ESTUDOS SOCIAIS



Almanaque ZAZ

Dados sobre as eleições presidenciais e estaduais de 94 e 98, muitos textos sobre a História recente do país, letras dos hinos nacionais e estaduais.





Net História

Novíssimo site sobre História do Brasil e Geral, com textos de documentos históricos, biografias de vários presidentes brasileiros e seções sobre a independência do Brasil, a Guerra de Canudos e vários outros assuntos. Feito pelo professor Gilson Gustavo.





Descobrimentos Portugueses

Site feito em Portugal pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses. Tem uma seção só sobre o Brasil.





Geografia Online

Temas atuais, como chuva ácida e efeito estufa, história da Geografia e muito mais.





National Geographic

Site da revista National Geographic, com artigos sobre vários povos, culturas e lugares. Não deixe de conferir a World Maganize for Kids (em inglês).



CIÊNCIAS





Ciência Hoje na Escola

Parte do site da revista Ciência Hoje dedicado especialmente para estudantes.





O Mundo de Beakman

Versão em português do divertido programa de TV, com experiências malucas de Beakman e Jax. Mantido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos.





Os Nove Planetas

Um tour multimídia do Sistema Solar, com dados curiosos sobre cada planeta e seus satélites naturais, dicas para observar o céu e muitos outros recursos (em inglês).





Discovery Online

Site irmão do Discovery Channel, tem muitas fotos, clips de sons e experiências. Não deixa de conferir a parte sobre montanhas russas, onde você pode ouvir os gritos apavorados das pessoas que estão no brinquedo e até construir o seu próprio modelo.





Kit de Dissecação Virtual de Rã

Veja como é uma rã por dentro. Você vai tirando cada parte de vendo as explicações. Existe em várias línguas.

MATEMÁTICA



MatNet

Site do professor Marcelo Ribeiro. Veja a parte "Matemágica", que mosta o lado divertido da matemática. Você nem imagina onde ele encontra relações com os números: origami, fractais, estereogramas (aquelas figuras que se você olhar um tempão, parecem 3D), jogos e mais.





Math Flash Cards

Aqui você encontra exercícios de matemática simples (até a 5ª série). São todos sobre as quatro operações. O aluno pode especificar quantos algarismos vão ter os números do problema, se ele quer que o tempo seja marcado, quantos problemas quer resolver, se quer uma pontuação ou não e outros detalhes (em inglês)

ARTES



Kids Art

Atividades de educação artística para crianças e uma galeria de trabalhos enviados para o site (em inglês).







Zero Kid

Site dedicado à arte infantil, com uma galeria para onde você pode enviar o seu trabalho.



LÍNGUA ESTRANGEIRA



Curso Online de Inglês

Este curso é oferecido pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Está dividido em três módulos: básico, intermediário e avançado. Você preenche uma ficha de inscrição e começa a estudar. E é de graça! Aproveite.





EFL.NET

Neste site você ouve músicas, poesias e notícias enquanto o texto passa na tela para ajudar a entender. Também oferece vários jogos para você aprender inglês brincando, incluindo palavras cruzadas com pistas faladas.





The Kids

Histórias e poesias infantis de vários países do mundo, com muitas ilustrações.





Kodomo Eigo

Kodomo em japonês quer dizer crianças, e Eigo, inglês. Este é o site de um grupo de crianças de Hiroshima, no Japão, que estão aprendendo inglês e querem trocar e-mails com crianças de outros países, para treinar a língua e aprender sobre culturas diferentes.





Lina und Leo

Curso de alemão para iniciantes online, feito pelo Instituto Goethe. Você viaja com os personagens por 15 cidades alemãs. Com animações, exercícios e arquivos de som para você aprender a entender. É meio demorado, mas vale a pena.





PORTUGUÊS



Jornal de Poesia

Se você gosta de poesia, não pode perder esta página. Além de ter a obra completa de vários poetas importantes, tem poesias de poetas menos conhecidos e milhares de e-mails de poetas com quem você pode se corresponder. Quando você não estiver com vontade de fazer o dever, vá neste site e procure o poema "Liberdade", do Fernando Pessoa...





Ciberdúvidas

Site feito em Portugal que reesolve dúvidas de gramática. Você pode consultar o arquivo ou fazer a sua própria pergunta.





Sítio do Picapau Amarelo

Aqui você encontra páginas sobre os personagens do sítio, sobre os programas de TV que já foram feitos, curiosidades e até receitas da Tia Nastácia.





Olha o Olho da Menina

Site do livro escrito pode Marisa Prado e ilustrado por Ziraldo. Você pode escolher ler a versão de bolso, com as imagens em preto e branco pequenininhas ou a versão normal, com uma tela colorida para cada página. Muito legal.





Nossa Língua Portuguesa

Site do programa da TV Cultura que fala sobre o português. Tem seções sobre tudo o que você pode imaginar em matéria de língua portuguesa.

BIRNQUEDOS

BRINQUEDOS




Pipas

Esta é para quem curte pipas, papagaios, pandorgas ou o nome que você quiser chamar. O Silvio Voce, que fez este site, é Mestre da Associação Mundial de Eolismo, o que, simplificando, quer dizer que ele é mestre em fazer e empinar pipas. Aqui você vai encontrar, instruções para fazer a pipa, regras de segurança, curiosidades e um formulário para tirar dúvidas.





Barbie

Site da boneca Barbie e suas amigas. Tem várias seções interessantes, entre elas uma onde você pode criar a sua própria boneca, escolhendo a cor dos cabelos, da pele, dos olhos, as roupinhas e acessórios. Por enquanto só é possível comprar a boneca nos Estado Unidos, mas o site produz uma página especial para você imprimir e guardar (em inglês).





Brinquedos Estrela

Comandado por um velhinho com jeito de mágico, o site é muito colorido e cheio de desenhos de palhaços e crianças. Não perca a seção Era Uma Vez, que conta a história da fábrica de brinquedos desde a época em que os seus avós eram crianças. Na seção Playground tem um texto muito legal, Brincando de Brincar, e um testezinho para você ver se é bom de brincadeira.







Lego



Além de todas as novidades sobre os famosos bloquinhos, este site tem um clubinho onde você pode se associar e fazer a sua própria home page.. Se você gosta de robôs, não deixe de ver a seção Lego Mindstorms, que conta tudo sobre a nova série Lego, que permite que você crie e programe seus próprios robôs para fazerem o que você quiser (em inglês).





Playmobil

Cheio de fotos dos bonequinhos. Contém joguinhos, alguns online e outros para você imprimir (em inglês).





Patinação

Se você já sabe patinar, nunca experimentou ou é um profissional, não importa. Neste site tem dicas para todos os níveis, desde indicações de escolas e onde comprar o equipamento até notícias sobre o esporte, calendário de eventos e até o que passa na TV sobre patinação.





Skate

Para quem gosta de skate, vale a pena dar uma voltinha neste site. Você vai encontrar muitas fotos, vídeos, informações sobre programas de TV. A página sobre rampas mostra um esquema e medidas para construir dois modelos de rampas (para você reunir seus amigos e convencer algum adulto a ajudar). O site contém também um arquivo com fotos das pistas mais conhecidas do Rio.

FAZENDO ARTE


A vivência de projetos ambientais permite a formação da consciência ecológica de nossos alunos. Após passeio pela trilha da usina Santa Cruz e palestra, a aluna Janaina do 5ºT1 retrata tudo o que foi vivenciado.
Posted by Picasa

DESENVOLVIMENTO PROJETO PROERD

Policial  Kelsio com os alunos do 5º4.

"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR


E AINDA QUANDO FOR VELHO, NÃO DESVIARÁ DELE"

PROVÉRBIOS 22:06

Posted by Picasa

CAMPANHA DO AGASALHO


Posted by PicasaAlunos da UPE acompanhados pela professora Luciana entregam agasalhos recolhidos na escola no Fundo Social, desenvolvendo um belo projeto social.  
                                                                                                Parabéns!!!!!!!!!!!!
                                                                     

LER E ESCREVER - 3ºM2


Professora Marlene expõe trabalho de animais marinhos, do Projeto Ler e Escrever. As crianças entraram em contato com textos científicos.
Posted by Picasa

SEMANA CONTRA O CEROL


Alunos e professores de educação física, Marcelo e Fernando, confecccionam pipas na campanha contra o uso do CEROL.
Posted by Picasa

PALESTRA ALL- AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA


Monitores da empresa ALL, vem a escola para concientizar alunos sobre os cuidados necessarios para que não ocorra acidentes nos trilhos.
Posted by Picasa