quarta-feira, 30 de março de 2011

PROVA DO OBA 2010

Gabarito da Prova do nível 1 (1a e 2a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 1o ao 3o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)


XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 4 Página 1

XIII OBA – GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 1

(Para alunos da 1a e 2a séries das escolas nas quais o ensino fundamental

tem 8 anos ou para alunos do 1o ao 3o ano das escolas nas quais o ensino

fundamental já é de 9 anos).

Veja o gabarito em nossa home page

www.oba.org.br ou aguarde o(a) prof(a)

mostrá-lo. Converse com os participantes

da OBA na comunidade do ORKUT:

Olimpíada de Astronomia – OBA

Nota de Astronomia: ________ Nota Final: ____________

Nota de Astronáutica:________

Nota de Energia: ________

Visto do(a) Prof(a): ___________

Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia

Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:............................................................................................................ Sexo:............

Endereço: ..................................................................................................................... nº..................

Bairro:............................ CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ......................................... Estado: _ _ _

Tel (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ E-mail: ...................................................Data de Nascimento _ _/_ _/_ _

Série que está cursando: .............................. Quantas vezes você já participou da OBA? ................

Dados da escola onde o(a) aluno(a) estuda: Nome da escola:..................................................................................................................................

Endereço: ....................................................................................................................nº......................

Bairro:............................ CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ...............................................Estado: _ _

Tel (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ Fax (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ E-mail: ...............................................................

Nome completo do(a) professor(a) representante da Escola junto à OBA:

..............................................................................................................................................................

Data e horário da prova: O horário fica a critério da escola, desde que seja no dia 14/05/2010.

Duração máxima desta prova: 2 horas.

Esta prova só pode ser realizada por alunos da 1a e 2a séries do ensino fundamental das escolas

nas quais o ensino fundamental é de 8 anos ou alunos do 1o ao 3o ano nas escolas que já têm

ensino fundamental com 9 anos.

Atenção: A professora (ou professor) pode ajudar só na leitura das questões, mas não nas

respostas.

Caro participante Olímpico,

Parabéns por estar participando da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Sabemos

que você é muito corajoso, pois mesmo estando no início do ensino fundamental já está participando de

uma Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Sabemos que você ainda sabe pouco sobre estas

ciências, por isso mesmo as perguntinhas que faremos a seguir levam isso em consideração.

Procuramos só fazer perguntas cujas respostas imaginamos que você saiba ou que pode pensar e

descobrir na hora. Se você não souber a resposta de alguma das perguntas não se preocupe, pois os

cientistas também têm perguntas para as quais eles não sabem as respostas. O importante é não

desanimar e continuar estudando. Nós da OBA ficaremos muito felizes se você participar da próxima

OBA também. Então, boa OBA para você!

Gabarito da Prova do nível 1 (1a e 2a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 1o ao 3o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)

XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 4 Página 2

Questão 1) (1 ponto) A Astronomia estuda os astros, ou seja, do que são feitos, seus movimentos,

sua evolução, etc. Quando você crescer, talvez queira ser um astrônomo ou astrônoma.

Pergunta 1a) (0,5 ponto) Suponha que você seja um astrônomo (ou astrônoma) e queira

estudar PLANETAS. Neste caso, escreva o nome de um planeta que você estudaria.

Resposta 1a): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano 1a) - Nota obtida: _____

ou Netuno (qualquer um deles). É inválida a resposta: Terra ou Plutão.

Pergunta 1b) (0,5 ponto) Mas vamos supor que você estudou bastante e se transformou num

(ou numa) astronauta. Neste caso, escreva o nome de um planeta para o qual gostaria de ir.

(Não vale repetir a resposta anterior!)

Resposta 1b): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano 1b) - Nota obtida: _____

ou Netuno (qualquer um deles). É inválida a resposta: Terra ou Plutão e

não pode repetir a resposta dada no item 1a.

Questão 2) (1 ponto) No ano passado (2009) comemoramos o Ano Internacional da Astronomia,

para lembrar que há 400 anos Galileu Galilei usou pela primeira vez uma luneta para ver os astros.

Pergunta 2a) (0,5 ponto) A luneta mais

simples só tem duas lentes. Na luneta ao

lado coloque um X onde você deve

colocar o olho para observar os astros.

2a) - Nota obtida: _____

Pergunta 2b) (0,5 ponto) Sua escola vai ganhar da OBA uma

luneta igual a esta. Com ela você vai poder observar muitos

astros, como este ao lado. Escreva abaixo o nome do astro da foto

ao lado.

Questão 3) (1 ponto) Você sabe que durante o dia o Sol ofusca todas as outras estrelas, por isso

não as vemos.

Pergunta 3a) (0,5 ponto) Quando você for usar a luneta acima (chamada de Galileoscópio),

você vai usá-la durante o dia ou durante a noite? Se apontar para o Sol ficará cego!

Resposta 3a): DURANTE A NOITE . . . . . . . . 3a) - Nota obtida: _____

Pergunta 3b) (0,5 ponto) Em qual fase da Lua você vê menos estrelas no céu?

Resposta 3b): NA FASE CHEIA . . . . . . . . . . . 3b) - Nota obtida: _____

Questão 4) (1 ponto) Você sabe que toda profissão tem ferramentas. Por exemplo, para um taxista

sua ferramenta de trabalho é o carro, ou seja o táxi. Para um professor suas ferramentas são os

livros.

Resposta 2b): . . . . LUA . . . . . . . . . 2b) - Nota obtida: _____

Gabarito da Prova do nível 1 (1a e 2a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 1o ao 3o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)

XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 4 Página 3

Pergunta 4a) (0,5 ponto) Se você se tornar um astrônomo (ou astrônoma), qual será sua

ferramenta de trabalho?

Resposta 4a): LUNETA, TELESCÓPIO, COMPUTADOR,

BINÓCULOS, ETC

4a) - Nota obtida: _____

Pergunta 4b) (0,5 ponto) Se você se tornar um (ou uma) astronauta, qual será sua ferramenta

de trabalho?

Resposta 4b): FOGUETE, CAPACETE, ROUPA DE

ASTRONAUTA, BOTAS ESPECIAIS, ETC

4b) - Nota obtida: _____

Questão 5) (1 ponto) (0,2 pontos cada acerto) Agora vamos brincar de escrever CERTO ou

ERRADO.

5) - Nota obtida: _____

A Lua cheia brilha mais porque está mais perto do Sol. ERRADO

Quando os dias são os mais quentes é porque a Terra está mais perto do Sol. ERRADO

O astronauta brasileiro Marcos Pontes pisou na Lua. ERRADO

Vemos sempre a mesma “face” da Lua porque ela não gira sobre ela mesma. ERRADO

Marte é azul, cheio de oceanos e tem lindos anéis. ERRADO

AQUI COMEÇAM AS QUESTÕES DE ASTRONÁUTICA

Questão 6) (1 ponto) Foguetes são utilizados para levar satélites, telescópios, pessoas, etc, para

girarem ao redor da Terra, ou até mesmo irem a outros planetas. Sua construção é complexa e só

poucos países sabem construir foguetes grandes.

Pergunta 6a) (0,5 ponto) O Brasil está construindo um foguete, que chamamos de Veículo

Lançador de Satélites (VLS). Coloque X sobre a figura abaixo que representa o VLS.

6a) - Nota obtida: _____

Pergunta 6b) (0,5 ponto) Satélites artificiais são colocados para girarem ao redor da Terra

pelos foguetes. O Brasil já fez alguns, mas em sociedade com a China e eles se chamam

CBERS. Faça um X sobre a figura que representa o CBERS.

6b) - Nota obtida: _____

Questão 7) (1 ponto) (0,25 pontos para cada acerto) Escreva CERTO ou ERRADO na frente das

afirmações abaixo:

Gabarito da Prova do nível 1 (1a e 2a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 1o ao 3o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)

XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 4 Página 4

Os astronautas usam roupas especiais na Lua para não morrerem. CERTO

Os satélites são úteis para monitorar o meio ambiente. CERTO

Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro. CERTO

O Brasil constrói e lança foguetes ao espaço. CERTO

7) - Nota obtida: _____

Questão 8) (1 ponto) Na época de chuva os rios e lagos ficam mais cheios de água do que na

época de seca. As imagens de satélites, abaixo, representam o mesmo lago em épocas diferentes.

Pergunta 8) (1 ponto) Marque um X sobre a imagem que representa o lago mais cheio

Observação: o X pode estar sobre qualquer lugar da figura da direita.

8) - Nota obtida: _____

AQUI COMEÇAM AS QUESTÕES DE ENERGIA

Questão 9) (1 ponto) A energia elétrica é gerada principalmente em usinas hidroelétricas. Depois

ela tem que ser transportada (pelos grossos fios das torres) e finalmente distribuída em nossas

casas. Tudo isso é muito caro, logo não podemos desperdiçar energia.

Pergunta 9) (0,25 pontos para cada acerto) Escreva CERTO ou ERRADO na frente das

afirmações abaixo:

Devemos evitar acender lâmpadas durante o dia. CERTO

Devemos fechar rapidamente a porta da geladeira quando a abrimos. CERTO

Devemos avisar a prefeitura quando a lâmpada da rua não apaga durante o dia. CERTO

Devemos fazer a lição de casa com o rádio e a TV desligados. CERTO

9) - Nota obtida: _____

Questão 10) (1 ponto) (0,2 pontos para cada acerto) E por último a pergunta mais difícil. Escreva

o nome de 5 aparelhos que usam energia elétrica:

1) GELADEIRA...............................

2) TV...............................................

3) RÁDIO........................................

4) FERRO DE PASSAR ROUPA....

5) COMPUTADOR..........................

10) - Nota obtida: _____

Observação: quaisquer outros aparelhos que usem energia elétrica, obviamente.

Observação: não descontar pontos devido a erros ortográficos.
 
 
 
NÍVEL 2
Gabarito da Prova do nível 2 (3a e 4a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 4o e 5o anos se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)



XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 5 Página 1


XIII OBA – GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 2


(Para alunos da 3a e 4a séries das escolas nas quais o ensino fundamental


tem 8 anos ou para alunos do 4o ao 5o ano das escolas nas quais o ensino


fundamental já é de 9 anos).


Veja o gabarito em nossa home page


www.oba.org.br ou aguarde o(a) prof(a)


mostrá-lo. Converse com os participantes


da OBA na comunidade do ORKUT:


Olimpíada de Astronomia – OBA


Nota de Astronomia: ________ Nota Final: ____________


Nota de Astronáutica:________


Nota de Energia: ________


Visto do(a) Prof(a): ___________


Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia


Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:............................................................................................................ Sexo:............


Endereço: ..................................................................................................................... nº..................


Bairro:............................ CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ......................................... Estado: _ _ _


Tel (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ E-mail: ...................................................Data de Nascimento _ _/_ _/_ _


Série que está cursando: .............................. Quantas vezes você já participou da OBA? ................


Dados da escola onde o(a) aluno(a) estuda: Nome da escola:..................................................................................................................................


Endereço: ....................................................................................................................nº......................


Bairro:............................ CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ...............................................Estado: _ _


Tel (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ Fax (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ E-mail: ...............................................................


Nome completo do(a) professor(a) representante da Escola junto à OBA:


..............................................................................................................................................................


Data e horário da prova: O horário fica a critério da escola, desde que seja no dia 14/05/2010.


Duração máxima desta prova: 2 horas.


Esta prova só pode ser realizada por alunos da 3a e 4a séries do ensino fundamental das escolas


nas quais o ensino fundamental é de 8 anos ou alunos do 4o e 5o anos nas escolas que já têm


ensino fundamental com 9 anos.


Atenção: A professora pode ajudar só na leitura das questões, mas não nas respostas.


Caro participante Olímpico,


Parabéns por estar participando da XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.


Sabemos que você é muito corajoso, pois mesmo estando no início do ensino fundamental já está


participando de uma Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Sabemos que você ainda sabe pouco


sobre estas ciências, por isso mesmo as perguntas que faremos a seguir levam isso em consideração.


Procuramos só fazer perguntas cujas respostas imaginamos que você saiba ou que pode pensar e


descobrir na hora. Se você não souber a resposta de alguma das perguntas não se preocupe, pois os


cientistas também têm perguntas para as quais eles não sabem as respostas. O importante é não


desanimar e continuar estudando. Nós da OBA ficaremos muito felizes se você participar da próxima


OBA também. Então, boa OBA para você!


Gabarito da Prova do nível 2 (3a e 4a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 4o e 5o anos se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)


XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 5 Página 2


Questão 1) (1 ponto) A Astronomia estuda os astros, ou seja, do que são feitos, seus movimentos,


sua evolução, etc. Quando você crescer, talvez queira ser um astrônomo ou astrônoma.


Pergunta 1a) (0,25 pontos para cada acerto) Suponha que você seja um astrônomo (ou


astrônoma) e queira estudar PLANETAS. Neste caso, escreva o nome de dois planetas que


você estudaria (fora a Terra).


Resposta 1a): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano 1a) - Nota obtida: _____


ou Netuno (quaisquer dois deles). É inválida a resposta: Terra ou Plutão.


Pergunta 1b) (0,25 pontos para cada acerto) Mas vamos supor que você estudou bastante e


se transformou num (ou numa) astronauta. Neste caso, escreva o nome de dois planetas para


os quais gostaria de ir. (Não vale repetir as respostas anteriores!)


Resposta 1b): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano 1b) - Nota obtida: _____


ou Netuno (quaisquer dois deles). É inválida a resposta: Terra ou Plutão e


não pode repetir a resposta dada no item 1a.


Questão 2) (1 ponto) No ano passado (2009) comemoramos o Ano Internacional da Astronomia,


para lembrar que há 400 anos Galileu Galilei usou pela primeira vez uma luneta para ver os astros.


Pergunta 2a) (0,5 ponto) A luneta mais


simples só tem duas lentes. Na luneta ao


lado coloque um X onde você deve


colocar o olho para observar os astros.


2a) - Nota obtida: _____


Pergunta 2b) (0,5 ponto) Sua escola vai ganhar da OBA uma luneta


igual a esta. Com ela você vai poder observar muitos astros, como


este ao lado (o maior dos planetas com suas 4 maiores luas).


Escreva abaixo o nome do planeta da foto ao lado.


Questão 3) (1 ponto) Você sabe que durante o dia o Sol ofusca todas as outras estrelas, por isso


não as vemos. A mesma coisa faz a Lua, ou seja, quando tem Lua vemos menos estrelas.


Pergunta 3a) (0,5 ponto) Apostamos que o primeiro astro que você vai observar com o


Galileoscópio é a LUA! Pois bem, a melhor fase para observá-la é entre a nova e a quarto


crescente. Desenhe, abaixo, a Lua numa noite qualquer entre estas duas fases.


Desenho 3a):


3a) - Nota obtida: _____


Observação: O desenho pode ter qualquer aparência entre a figura da esquerda e a da direita e


podem estar em qualquer posição.


Resposta 2b): . . JÚPITER . . . . . . . . 2b) - Nota obtida: _____


Gabarito da Prova do nível 2 (3a e 4a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 4o e 5o anos se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)


XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 5 Página 3


Pergunta 3b) (0,5 ponto) Em qual fase da Lua você vê mais estrelas?


Resposta 3b): . . . NA FASE NOVA . . . . . . . . 3b) - Nota obtida: _____


Questão 4) (1 ponto) (0,2 pontos para cada acerto) Escreva na frente de cada pergunta o número


que responde corretamente a cada uma delas.


Pergunta 4a) Quantas são as fases “principais” da Lua? Resposta 4a): ....4......


Pergunta 4b) Quantas estações do ano temos num ano? Resposta 4b): ....4......


Pergunta 4c) Quantos são os pontos cardeais principais? Resposta 4c): ....4......


Pergunta 4d) Quantos são os planetas rochosos? Resposta 4d): ....4......


Pergunta 4e) Quantos são os planetas gasosos? Resposta 4e): ....4......


4) - Nota obtida: _____


Questão 5) (1 ponto) Enviamos às escolas participantes da OBA, todo ano, algumas sugestões de


atividades práticas para serem feitas com seus alunos. Esta foi uma delas.


Pergunta 5a) (0,5 ponto) (0,25 cada acerto) Faça um círculo ao redor da constelação do


Cruzeiro do Sul e um quadrado contendo as estrelas Rigil Kentaurus e Hadar.


Veja a Figura. Observação: Na prova escrevemos Rigel Centauro/Centaurus


ao invés de Rigil Kentaurus, o que foi um erro.


5a) - Nota obtida: _____


Pergunta 5b) (0,5 ponto) Faça um triângulo sobre a constelação “Triângulo Austral”.


Veja a Figura 5b) - Nota obtida: _____


Gabarito da Prova do nível 2 (3a e 4a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 4o e 5o anos se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)


XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 5 Página 4


AQUI COMEÇAM AS QUESTÕES DE ASTRONÁUTICA


Questão 6) (1 ponto) Os foguetes são construídos para levar objetos e pessoas ao espaço. Poucos


países sabem fazer foguetes. O Brasil está construindo o Veículo Lançador de Satélites (VLS).


Pergunta 6a) (0,5 ponto) Para diminuir a resistência do ar


durante o vôo, uma das extremidades do foguete tem um


formato pontiagudo, chamada coifa. É debaixo dela que


ficam os astronautas ou a “carga útil” do foguete. Coloque


um X dentro da coifa na figura do foguete ao lado.


Resposta 6a) Veja a figura. 6a) - Nota obtida: _____


Pergunta 6b) (0,5 ponto) Para dar estabilidade ao vôo do foguete são colocadas nele 3 ou 4


aletas, em sua traseira, claro. Pinte na figura acima as duas aletas visíveis deste foguete.


Obs. (0,25 ponto para cada acerto).Veja a figura. 6b) - Nota obtida: _____


Questão 7) (1 ponto) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, tem construído satélites


de mapeamento em parceria com a China e que são lançados pelos chineses para girar (orbitar) em


torno da Terra. No site www.cbers.inpe.br você pode ver imagens de todo o Brasil obtidas por


nossos satélites.


Pergunta 7) (1 ponto) Suponha que um satélite passe sobre a sua escola às 10h30min do dia


14 de maio de 2010 (dia da OBA). Considerando-se que ele gasta 90 minutos para dar um


giro completo em torno da Terra, a que horas ele passará novamente sobre sua escola?


Observação: Desconsidere a rotação da própria Terra. Faça aqui suas contas:


Resolvendo: 90 minutos = 1h30min, logo devemos somar 1h30min às 10h30min, o que


dará 12h ou simplesmente meio dia! Observação: Resposta final sem nenhuma conta não


deve ser aceita!


Resposta 7): 12h ou meio dia . . . . 7) - Nota obtida: _____


Questão 8) (1 ponto) Como os satélites em geral estão entre 600 km e 1000 km acima da


superfície da Terra, podem ver grandes áreas ao mesmo tempo. Por exemplo, na época de chuvas


os rios e lagos ficam mais cheios de água do que na época de seca. As imagens de satélites,


abaixo, representam o mesmo lago em épocas diferentes.


Pergunta 8) (1 ponto) Marque um X sobre a imagem que representa o lago com menos água.


Obs. O X pode estar em qualquer lugar da imagem esquerda. 8) - Nota obtida: _____


Gabarito da Prova do nível 2 (3a e 4a séries se a escola tem ensino fundamental de 8 anos ou 4o e 5o anos se a escola tem ensino fundamental de 9 anos)


XIII OBA – 14/05/2010 TOTAL DE PÁGINAS: 5 Página 5


AQUI COMEÇAM AS QUESTÕES DE ENERGIA


Questão 9) (1 ponto) Em geral, no verão, temos visto muitas notícias sobre falta de energia elétrica


em algumas capitais brasileiras. Quando falta energia elétrica percebemos o quanto ela é


importante.


Pergunta 9a) (0,5 ponto) (0,1 ponto para cada acerto) Escreva cinco problemas que


surgem quando falta energia elétrica.


Resposta 9a): 1) A lâmpada não acende. . . . . . . . . ., 2) A TV não liga . . . . . . . . . . . . . . . . . .


3) O sinal de trânsito não funciona . . . . . . . . . . . . . . . . 4) A geladeira descongela . . . . . . . . . .


5) O elevador não funciona . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9a) - Nota obtida: _____


Observação: aceita-se qualquer outra resposta adequada.


Pergunta 9b) (0,5 ponto) (0,1 ponto para cada acerto) Escreva cinco confortos que


podemos obter com a energia elétrica.


Resposta 9b): 1) Água gelada . . . . . . . . . . . . . . . . . .2) Ventilador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


3) Luz elétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4) TV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


5) Liquidificador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9b) - Nota obtida: _____


Observação: aceita-se qualquer outra resposta adequada.


Questão 10) (1 ponto) Para não existir os problemas que você relacionou acima e possamos ter os


confortos que você também relacionou, é preciso, para começar, evitar o desperdício.


Pergunta 10a) (0,25 pontos para cada acerto) Escreva duas atitudes que você pode ter


para evitar o desperdício de energia elétrica.


Resposta 10a): 1) Apagar a lâmpada quando não estiver usando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


2) Não deixar a porta da geladeira aberta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Observação: Aceita-se qualquer outra resposta adequada. 10a) - Nota obtida: _____


Pergunta 10b) (0,1 ponto par cada acerto) Escreva certo ou errado na frente de cada


afirmativa sobre o que o Governo precisa fazer para não haver falta de energia elétrica.


Educar a população para evitar o desperdício de energia elétrica. CERTO. . . .


Trocar as lâmpadas das ruas para que iluminem só o chão e não o céu. CERTO. . . .


Derrubar todas as árvores do Brasil para fazer carvão e usar nas termelétricas. ERRADO . .


Construir mais usinas geradoras de energia elétrica. CERTO. . . .


Apagar as lâmpadas da iluminação pública entre meia-noite e 4 h da manhã. ERRADO . .


10b) - Nota obtida: _____

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir