sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAMPANHA CONTRA O USO DO CEROL

Alunos realizam trabalhos sobre a importancia de não usar o Cerol em pipas. Preparando-se para a confecção e brincadeiras , que seram realizadas na proxima semana.

CAA - ÓTICA

Alunos ficam maravilhados com experiencias realizadas por monitores no centro de ciências.
Os sentidos e os seus órgãos




Os sentidos servem às diferentes formas de percepção. Informam-nos quer sobre o mundo exterior (informações objetivas), quer sobre as condições do nosso próprio corpo (informações subjetivas). A visão ¾ um dos cinco sentidos (os outros são a audição, o olfato, o paladar e o tato) ¾ é um dos sentidos que designamos como exteriores. Para ver, o homem possui órgãos dos sentidos altamente especializados: os olhos. Estes podem ser sensibilizados por um fenômeno especial e com eles relacionado: a luz.

O nervo óptico conduz os estímulos provocados pela luz até o cérebro, onde estas informações são reunidas e assimiladas. Uma sensação, em primeiro lugar, nada mais é do que a percepção de uma alteração no estado do próprio aparelho nervoso dos sentidos. Com base na experiência adquirida, o homem interpreta então o que captou no mundo exterior; atribui, por exemplo, a cor por ele percebida a uma coisa objetiva existente.

Os órgãos dos sentidos possibilitam ao homem o contacto com o mundo exterior. Todos eles se encontram organizados segundo o mesmo princípio: as células dos sentidos estão ligadas a filamentos nervosos que conduzem ao interior do organismo. Basicamente, estes nada mais são do que o início das fibras nervosas que transmitem as impressões ao cérebro, após o que este ordena e avalia a informação recebida.


O maravilhoso trabalho dos olhos

Nenhum outro órgão do corpo humano apresenta, não obstante as suas diminutas dimensões, uma estrutura tão complexa como os olhos.

CAA - ELETROSTÁTICA


ATIVIDADES E EXPERIMENTOS


Física no Ensino Fundamental

Deixando os Cabelos em Pé!

Objetivos

Demonstrar o efeito de atração da força eletrostática em corpos que sofreram eletrização por atrito.



Introdução

Este é um experimento simples e divertido de se fazer. E quando realizado consegue provocar nossa curiosidade a respeito de como é possível uma bexiga se comportar semelhante a um imã.



Material

Uma bexiga

Um voluntário com cabelos compridos





Montagem

Encher a bexiga com ar e esfregá-la no cabelo da pessoa por aproximadamente 7 segundos. Em seguida aproxime e afaste a bexiga do cabelo enquanto houver atração eletrostática.



Procedimento

Depois de esfregar a bexiga no cabelo. Observe que o cabelo será atraído por ela no momento em que você começar a aproximar e afastar.



Questões

Podemos comparar a atração entre a bexiga e o cabelo como a atração entre um imã e uma moeda?



Dicas

O voluntário terá que estar com os cabelos secos. Se possível realize esta experiência em um local de baixa úmidade.



Física no Ensino Fundamental

Atividades desenvolvidas por participantes do curso de extensão Física no Ensino Fundamental, na USP Leste em 2008.



Deixando os Cabelos em Pé!

PAZ COM A NATUREZA - Visita ao zoológico

De volta a sala de aula, os alunos do primeiro ano listaram os animais observados.

PROTETORES DA NATUREZA - PRIMEIROS ANOS.

VISITA AO PARQUE DE  SÃO CARLOS 
Torne-se 
  um protetor da natureza, e conheça os animais brasilileiros e venha defende-los você tambem!
Essa é arara animal que quase esteve extinto e graças a programas de proteção voltaram a povoar os céus  do nosso Brasil!

VISITA AO ZOOLÓGICO

A criança precisa de vivência para desenvolver a questões ecológicas . As visitas ao zoo permitem a criação deste elo com a natureza.

TUBOS SONOROS

ALUNA DA PROFESSORA MARLENE, REALIZANDO EXPERIÊNCIA.
Introdução


Esse experimento permite demonstrar que boa música pode ser produzida a partir de materiais ordinários e de obtenção bem simples. Não é essencial ter instrumentos custosos, extravagantes e bem polidos para se tocar as melodias favoritas. Com tubos de PVC de comprimentos diferentes pode-se criar uma escala musical. Qualquer escala pode ser construída. Para tanto basta que a pessoa entenda um pouco da teoria da música e, claro, um pouco de Física.

Quando golpeamos a extremidade aberta de um tubo, com a mão espalmada, uma nota é produzida. E nós a ouvimos!

Com os tubos devidamente dependurados por cordéis horizontais (ou linha de pesca), a 'mão espalmada' pode ser substituída por pequena raquete plástica envolvida por pano ou couro. Com os tubos devidamente apoiados na horizontal (ou, ligeiramente inclinados), poderão ser tocados com "chinelos" tipo 'havainas'.

VISITA AO ZOOLÓGICO DE SÃO CARLOS

Alunos dos primeiros anos foram ao zoológico e ficam encantados com a quantidade de animais da nossa fauna, na volta fizeram desenhos e listas com o nome dos bichos.


SHOW DE TALENTOS

SHOW DE TALENTOS    



   
                                                                                     

                           

CAA

CAA - CADEIRA DE PREGOS

Aluna Naeli da professora Marlene.
É simples, construa uma cama ou uma cadeira com vários pregos paralelos um ao outro e espaçados de meio centímetro, ou seja, faça uma cama ou cadeira de faquir .




A explicação física para este fenômeno é simples, e parte do princípio da pressão.



Caso não saiba, pressão é a designação física de uma determinada quantidade de força (o peso é uma força) que é sustentada por uma determinada quantidade de área.



Então imagine que ao sentar sobre uma cadeira com muitos pregos, quanto mais pregos mais confortável será a cadeira, o seu peso se dividirá igualmente sobre cada um dos pregos que te sustentam e então você não sentirá dor alguma pois a força que cada prego suportará não será suficiente para perfurar a sua pele.



Façamos as contas, vamos supor que seu peso seja de 75Kgf e há 3 mil pregos sustentando seu peso, numa cama de faquir por exemplo, a força que cada prego irá suportar será de 0,025Kgf, ou seja 25 gramas, 25 gramas é o peso de um torrão de açúcar.



Ainda têm dúvida se você vai se machucar, cole um torrão de açúcar na cabeça de um prego e coloque a ponta do prego na sua pele, isso machuca alguém?



Essa é uma experiência bacana para associar à outras relacionadas com pressão e apresentar numa feira de ciências, tenho certeza que muitos ficarão com medo…

VISITA AO ZOOLÓGICO DE SÃO CARLOS

Alunos do primeiro ano professora Fernanda e do segundo ano da professora Elena visitam o zoo de São Carlos. Fizeram um lanche e brincaram no parque.

VISITA AO CAA

ESCOLA SAI DA ESCOLA


ALUNOS NA VISITA AO CAA, CIÊNCIA EM FOCO.

VISITA AO CAA